quarta-feira, 14 de julho de 2010

EXPRESSÃO na Dança do Ventre!!!

(Esse sim é o sorriso Bic! tem a abertura entre os dentes .. agora é só dançar!)



Estava lendo o artigo que Jamila Silva escreveu, e resolvi escrever sobre o assunto também, pois me lembrei de algo insólito! Esse é um tema que sempre vai causar.
Concordo com Jamila, expressão é uma coisa que não se ensina em sala de aula!
Dicas e orientações são uma coisa, agora ninguém deveria coreografar a expressão a ser usada na música. Afinal cada pessoa é unica, tem seus bloqueios, sua história... e principalmente, o sentimento, ninguém sente igual a ninguém.

Os gritos de "Sorria!", "Olha o sorrisooo!" não ajudam muito, pelo contrário, viciam. E a aluna leva aquilo com ela, por consequência, armam a cara de boneca feliz e dançam todo o tipo de música assim, com o sorriso de Barbies.

Já passei por uma experiência um tanto quanto estranha...
Estava num treinamento, junto com muitas outras professoras e a pessoa que nos orientava sempre nos dizia (ou gritava) "Sinta a música!", "Fulana!! vc não esta sentindo a músicaaa!!",
ok! Todas nós eramos profissionais, com um certo tempo de experiência.
Ele estava certo. De que adiantava treinar com cara de tédio, com cara de sono, enfim... Cada uma de nós que estava lá, tinha sua identidade, seu jeito se se expressar.
MAS um belo dia, lá estávamos nós, em mais um dia de treino, quando ele me passa "CORRIGINDO SORRISOS"

OOops!! Será que estava virando uma fabrica de bailarinas!??

HÃ!? Isso mesmo gente! Visualizem :"não é assim que sorri!" , "fecha mais a boca", bla bla bla! E... o ápice!! Ele saca uma caneta, pede para eu (outras também passaram por isso) colocar a caneta entre os dentes, e depois tirar, mantendo a abertura do espaço da caneta!!!

Eu desacrediteeeei!! Era o final dos tempos ,uma cena surreal!
Claro que eu não segui NUNCA essa preciosa dica, que eu não imagino de onde ele tirou, de repente acabou-se o sentir, e se iniciava a era dos sorrisos milimetricamente 'perfeitos' .

A expressão tem que vir naturalmente, você pode dançar 100 vezes a mesma música, mas cada vez é diferente da outra, em cada vez, o seu humor, o dia, não é o mesmo! Então como é possível fazer sempre o mesmo carão?
Uma bailarina vai chamar muito mais a atenção se dançar com o coração, se deixar a música entrar pelos poros do que uma que faz a cara de Barbie e dança o tempo inteiro com o sorriso de Bic.

Ouçam muuuita música árabe, principalmente as clássicas, que possuem uma incrível variação de ritmos, melodias e humores.
Ouçam com o coração e mente abertos, deixem a música tomar conta do corpo, dancem sem medo.
Respeitem a sua própria personalidade e identidade!

Um grande beijo a todas! Dancem sem medo de se sentir feliz!
www.dancadoventre.tk