quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Snujs ... Hã?? SNUUUJS !!!!



Passei um periodo longe do blog , foi pura preguicite ... mas passou !
Resolvi fazer um post sobre os Snujs . É , eles estão meio esquecidos , meio marginalizados , mas é um instrumento que eu gosto muito !
Pra quem nunca ouviu falar , ou até ouviu mas não sabe exatamente o que é .. lá vai !
Snujs são cimbalos de metal , geralmente feitos de bronze ( um conjunto de quatro "pratinhos" que formam "duplas" e são presos por um elastico nos dedos médio e polegar , o elastico deve ficar um pouco abaixo da cuticula ) . Podem ser tocados pela bailarina e também pelos musicos .

Existem muitos modelos no mercado , ao adquirir o seu , evite aqueles pequenos que tem cara de souvenir , eles não tem boa sonoridade e geralmente não são bem acabados , o mais indicado para as bailarinas é o de tamanho médio .
O processo de aprendizagem para dançar com Snujs pode ser um pouquinho lento , afinal , temos que coordenar os movimentos do corpo , movimentação das mãos juntamente com harmonia dos braços , expressão e treinar o ouvido! Ufa!! Mas com treino e boa vontade tudo é possivel ...

A bailarina não precisa fazer floreios complexos , utiliza-se toques mais simples até se sentir mais agil e confiante .
Qual o tipo de musica para se dançar tocando Snujs?
Geralmente musicas mais alegres ( aqueles pops moderninhos ... ) mas não se deve tocar o teempo todo . Somente em alguns momentos mais " contagiantes" da musica ( sabe aquele momento que o povo adooora que todo mundo faz basico egipcio rsrsrsrs...) . Evite tocar em musicas só de percussão , afinal nesse tipo de musica o interessante é fazer o corpo "dançar os toques do derbak" , e os snujs acabam irritando um pouco .
Não toque snujs nos Taksins !!!!!!!!

Manutenção dos Snujs
Bom meninas , eles duram bastante mas não são eternos , com o tempo podem "perder o fio" , comprometendo a qualidade do som .

O nosso suor oxida os snujs ( e deixa-los esquecidos também ) , sempre limpe-os com uma flanelinha .
Tem gente que limpa com Kaol , maaas eu li o seguinte : " Esse produtos são feitos a base de petróleo (solvente de petróleo), e, por essa razão, agridem muito a superfície do metal. São mais indicados para torneiras, maçanetas de portas, lustres, dobradiças etc.. Para instrumentos musicais, devemos usar algo mais apropriado."(Vitor Abud Hiar ).

Não empreste seus snujs , afinal os elasticos serão adaptados aos seus dedos .

Sempre que for dançar com Snujs , não se esqueça de levar elastio extra para qualquer emergencia .


O importante é treinar bastante ... no inicio pode parecer complicado demais , os toques vão parecer "histéricos" as vezes .. mas não desista !

Outros nomes para os Snujs :
Em alguns países do Oriente Médio são conhecidos como "sagat" ou "zagat". Estados Unidos, chamam-se "finger cymbals" e na Turquia , "zills".

Curiosidades
Muitos acreditam que os Snujs servem para " purificar" um ambiente , fazendo com que as energias negativas se convertam em postivas e afastar os maus espiritos

Existem relatos de que os snujs eram tocados pelas sacerdotisas , que desciam o rio Nilo, entoando cânticos e queimando incensos . Os habitantes da região acompanhavam e se aglomeravam às margens do rio iluminando-o com tochas, em festividades de homenagem a Deusa Bast ( deusa gato )
Estes festivais louvavam às Deusas que traziam fertilidade à Terra.