quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dança do Bastão

      Das danças árabes folcloricas, a que eu mais gosto é a Dança do Bastão  ou Raks al assaya, me sinto livre, extremamente a vontade, é como se eu ja tivesse dançado lá em alguma aldeia de pastores.
       Me lembro que na época em que aprendi a dança do bastão, minha professora não tinha bastão nem nada ( rsrsrs tragico né!) então a gente aprendia com uns cabos pra fazer aula de ginástica (nem se usa mais isso), e eu me lembro de uma garota, (que se achava o ultimo bombom da face da terra) ela um belo dia disse que ia dançar sei lá Deus aonde, e trouxe o bastão dela pra profa dar uma olhada. Era um cabo de vassoura encapado e brilhante .... muuuito intrigante ( rsrsrs ).
        Me lembro de algumas também que utilizavam aquelas bengalas de empório médico (pesaaadas).
       Um belo dia meu pai  foi comigo até a 25 de março, e passamos pela famosa lojinha do Tony, foi lá que meu pai comprou algumas coisas pra mim, dentre essas coisas, o meu bastão prateado; uma novidade, e foco de olhares com dor de cotovelo rsrsrsrs. É habibas, ser/querer ser belly dancer era dificil, e pra quem não morava na capital era ainda mais dificil .



              Tem gente que ainda insiste em dançar bastão com outros ritmos (ja chegaram ao ponto de dançar com musica de Khaleege  -OMG), então só pra reforçar:

           Dança-se  com musicas do ritmo Said  (DUM TÁK, DUM DUM TAKA TA ...) e que tenham aquela "cornetinha" que parece um zumbido ... (chama-se MIZMAR).

           A Dança do Bastão se chama Raks al Assaya que é derivada do Tahtib (uma arte marcial masculina - com um bastão, os homens realizavam um elegante ritual de luta, e ainda tem a versão mais disseminada é que  os pastores da região do alto Egito que usavam um cajado para tanger seus rebanhos  e dançar em ocasioes festivas, claro que com movimentos mais fortes, para demonstrar "masculinidade"). E as mulheres para se divertirem começaram a imitá-los, tomando seus cajados e dançando demonstrando suas habilidades e utilizando como moldura para chamar atenção para seus movimentos .