quinta-feira, 21 de junho de 2012

Postura ... essencial

  Hi people!!  Hoje vou falar de Postura ... em dois sentidos.

  1- Postura : O alinhamento do corpo!
  A correção postural deveria ser uma das primeiras coisas vistas numa aula de dança. Afinal, uma bela postura não faz parte apenas do Ballet Classico, é importante para todas as modalidades de dança, e para o nosso dia a dia também.
     Uma professora que tenha um minimo de sensibilidade percebe traços da personalidade, temperamento da sua aluna atraves da postura. Então minhas caras , prestem atenção, se a "pro" de vocês nunca deu muita importancia para esse quesito, está na hora de rever os conceitos.

    Não é normal sentir dores nas costas,  ao (ou após)  executar os movimentos - dor muscular é uma coisa, dor de postura errada é outra...

    Muitas alunas tem hiperlordose (aquela postura que arrebita o bumbum além da conta), então, se esse é o seu caso, cuidado se a sua "pro" fica te atormentando pra você "encaixar o quadril", não tente forçar, e se isso a incomodar demais procure um fisioterapeuta. Evite danos a longo prazo.

    Cuidado com os cambres!!!!  Atenção se a "pro" faz os alongamentos e aquecimentos especificos para a realização dos cambres - Pra quem esta começando agora e não sabe do que eu estou falando... é aquele movimento de "descer o tronco para trás" - Se a aula é de cambre, significa que as alunas nunca fizeram, então a professora não podera exigir que a aluna faça o movimento sem aquecer, alongar, e nem pode querer que a aluna ultrapasse seu s limites. Tudo é uma questão de treino, o corpo tem que se acostumar, se educar lentamente... ou então, a aluna estará correndo o risco de de ter uma bela lesão.



   Muitas vezes, a postura é o que diferencia uma belly dancer de outra.
   Hein?!
   É isso aí! Vou dar um exemplo bem singelo... Vamos dizer que você dance  muito bonitinho, movimentos corretissimos, ensaia em casa, decorou tooda a coreografia, mas aí você tem uma amiga, que nem dança lá aquelas coisas, mas que quando entra no palco atrai os olhares.
   Vamos desconsiderar itens como beleza, carisma, roupa, essas coisas. Qual pode ser a diferença? A postura. Dançar de "peito aberto" faz toda a diferença. Ja dizia Hayat El Helwa... Dance como se tivesse o sol no peito! Então lembrem-se a todo instante, não só na hora de dançar, peito aberto, ombros para trás... Parece uma coisa boba, mas faz uma graaande diferença, até na sua figura, barrigas parecem menores, e peitos "aparecem", você passa mais segurança. Não deixem a má postura virar um vício!

OMG!
  

  2- Postura / comportamento!
É também essencial e básico um comportamento mais digamos comedido, aliás isso nem deveria ser lembrado, nem relembrado. Não existe coisa mais deselegante do que após um show a bela  bailarina aparecer rindo alto, comendo tudo o que tem na festa,  sair flertando como uma maluca.
   Certa vez eu fui num barzinho, e era noite arabe. As bonitas sairam todas desmanteladas, descabeladas,  jogaram suas sacolas, uma delas se sentou com o  pézão na cadeira  e bateram o maiooor pratão. OMG onde foi  o encanto! Cadê o glamour?!!
   Chegar ao evento levando seus pertences na mão também não é lá muito bonito (principalmente se tiver que passar pelo mesmo lugar que os convidados) roupas descobertas no cabide, espadas sem capa....  
   Pra encerrar... tem uma bailarina (!?) que eu particularmente acho "de gosto duvidoso", mas ela é conhecida... e a primeira vez que eu a vi dançar, foi numa festa arabe, (que não vou citar). O Palco era pequeno, ela chegou  toda brilhante, fazendo a sexy, fez olhar 43 para todos, e o auge da dança dela era agachar na beira do palco e sacudir os muitos mls de silicone pra delirio dos homens. Acabou. E a dita cuja desceu do palco, e foi tomar uns gorózitos com uns caras, ainda vestida (!?), passou um tempo, ela saiu e voltou... de capa. OMG!
  É isso aí meninas... não vale se acabar no palco, comprar roupas caríssimas, comprar cabelo etc etc, se quando o show acaba, vão agir como piriguetes de balada.