sexta-feira, 30 de julho de 2010

TV Show Silvio santos

Aqui estou novamente ... num momento de insonia , achei por acaso um video que eu tinha assistido faz tempo , e nem me lembrava .Não pude resistir!!!
A melhor parte é quando o ilustrissimo Senor Abravanel chama Tony Mouzayek ( que tinha uma vasta cabeleira ...) ao palco e pergunta :" O nome do grupo é Esfiha Brasil?? " que uó!!! O tony deve ter amaaado !! kkkk
Detalhe : O video é de 1993 , como as coisas mudaram !!!a dança e Detalhe nas roupas .. muita franja , muito pano , manga e tudo que se tinha direito!! A Bailarina era realmente uma figura saída direto dos livros 1001 Noites . Era Maaara!!


Pioneiras da Dança no nosso Brasil sil sil ....

Afinal, quem foi a precursora da Dança do ventre no Brasil ?? Shahrazad ou Zuleika Pinho ?? Quem pratica dança do ventre com certeza já ouviu esses nomes antes .. mas, quem foram essas mulheres??
Uns dizem que foi Shahrazad, que no final dos anos 70 fez muito sucesso e apareceu em muitos programas, outros dizem que foi Zuleika que diz numa entrevista: "Me perguntaram se poderia apresentar uma dança oriental, não tinha idéia do que era, mas aceitei".

Acho que não importa, uma veio do outro lado do mundo, e mostrou a um país ocidental toda a sensualidade (de uma forma elegante) e riqueza de sua cultura, a outra foi com a cara e a coragem, dançando o que deu na telha tendo como referência as produções hollywodianas. As duas tem muiitos muiitos méritos e merecem nosso respeito e admiração. Afinal .. de certa forma, elas abriram as portas para tudo o que temos hoje.
Mas infelizmente, elas foram deixadas de lado, em algum lugar do passado, e mais uma vez a história se perde...
Essas mulheres brilharam muito em uma época, foram corajosas, principalmente por divulgarem uma arte que não era muito conhecida e cercada de mistérios e fantasias. É... não é facil... hoje Shahrazad passa por momentos não muito glamurosos e sobrevive de seus livros, deve ser muito duro ver que hoje, muitas das "mestras" que se espalham pelo Brasil aprenderam com ela e nem sequer citam seu nome, é como se elas tivessem aprendido tudo sozinhas. Fazer o quê!! Mas é assim que (infelizmente) o mundinho funciona.







Madeleine Iskandarian, nasceu dia 1° de setembro em Belém, Palestina. Criou-se em Alepo, Síria e em Beirute, Líbano. De ascendência armênia, dançava desde os sete anos tendo a mãe como música em festas, tendo aos nove se apresentado para o Rei Abdallah da Jordânia. Casou-se na Síria e se mudou para o Brasil ( por volta de 1957 ) , onde teve seus dois filhos Margarida e Richard. Tem como luta a valorização da arte a desligando da vulgarização.Shahrazad foi cabeleireira por 18 anos e passou a dedicar-se à Dança do Ventre a partir do final da década de 70 no Brasil, embora já dançasse profissionalmente desde os sete anos em diversos países árabes, como conta em seu livro.

Aqui se apresentou em diversos restaurantes árabes, teatros e programas de televisão. No ano de 1979, com o nome artístico de Shahrazad Sharkey, passou a se apresentar na tenda árabe "Bier Maza" (famoso restaurante onde se encontrava toda a colônia árabe da cidade de São Paulo), cantando e dançando o "Raks el Sharki". Sempre se apresentando com roupas suntuosas, contou em suas apresentações com ilustres pioneiros da musicalidade árabe, como o alaudista Wadi Koury e o percussionista libanês Fuad Calil Haidamus (o pioneiro da percussão árabe no Brasil).


Zuleika Pinho
Seu primeiro contato com a dança foi aos 7 anos na escola de teatro municipal de São Paulo , onde se formou bailarina classica .
Aos treze anos ingressou no corpo de baile e se apresentava dançando vários estilos. Nessa mesma época se apresentou em programas de televisão.
Aos 14 anos foi convidada pra fazer um show no clube Homs.

Leiam a entrevista de Zuleika Pinho ... muito interessante !


Portal São Francisco
Central da dança do ventre
Wikipedia

terça-feira, 27 de julho de 2010

Ainda no mundo infantil

Tudo muito bonitinho , engraçadinho , fofinho ... mas certas coisas tem limite ! Ta ok ! ele dança bem e tal ... mas vcs não acham que é muito cedo pra ele praticar , se apresentar , ou melhor se expor ??Sem preconceitos , sem caretice , mas pra tudo tem idade !

Dança do ventre para crianças (pode? não pode?)

Eis um grande dilema... e o assunto deve ser analisado pelas mães com carinho e responsabilidade.
As crianças aprendem com uma rapidez incrível, muitas vezes só de olhar, elas já estão dançando... quem não tem uma sobrinha, vizinha, ou até filha que não dançou em frente a tv imitando a Jade... ou fazendo a dança indiana da novela ?
São umas gracinhas porque são espontâneas, dançam com inocência tem os corpos ainda bastante flexíveis e esses são pontos favoráveis para prarticar da dança do ventre, porém, limites devem ser respeitados.

As aulas para meninas não podem ser as mesmas aulas dadas ás adultas e/ou adolescentes, afinal de contas, a dança aflora a sensualidade, autoestima feminina, e até mesmo trabalha nossa sexualidade, e tudo isso pode contribuir para um certo amadurecimento precoce.

Se as professoras direcionarem a aula corretamente, podem ajudar a menina a ter mais disciplina, melhora o relacionamento interpessoal, a coordenação motora e ela se torna mais comunicativa e até mais extrovertida.

Na minha opinião, a dança deve ser encarada como uma brincadeira, uma atividade física e mental (ajuda na memorização e criatividade) sem criticas, sem expectativas exageradas da parte da mãe e da professora também, pois isso pode ser um problema no futuro e na construção da autoestima. Muitas mães colocam suas filhas para começarem a fazer dança do ventre com 5, 6 anos, mas particularmente acho que o ideal, seria a partir dos 12, 13 anos.

A mãe quer que a filha seja uma “belly dancer”!!!!
A vontade de aprender fazer aula tem que partir da criança, e não da mãe! Muitas meninas fazem aula só porque a mãe quer e elas mesmas não tem aquela vontade de aprender, preferiam até fazer outra atividade. E porque isso acontece?
Existem mães que se projetam na filha, acham que já estão “passadas” , que o corpo não está muito bom ... o que é uma bobagem ! As mulheres deveriam se despir desse preconceito a respeito de idade , peso etc ..mas isso já é assunto pra outro tópico . Mamães ! deixem suas filhas escolherem , não tentem se realizar através das pequenas , no futuro isso poderá fazer um mega diferença na vida delas ....

Minha filha quer dançar!!!
Ok se for da vontade dela , porem deve-se analisar alguns itens muito importantes
As aulas devem ser exclusivas para crianças
O tempo de aula não deve se estender por mais de 1 hora (mais do que isso torna–se cansativo para a criança, ela acaba perdendo o foco, a concentração).
A professora deve ter uma psicologia adequada para lidar com as pequenas e evitar movimentos digamos, "acrobáticos"- cambres, pontes, aberturas, enfim, afinal a criança vai querer em algum momento e sem supervisão, mostrar para as amigas o que ela aprendeu, e pode se machucar. E também evitar movimentos que estimulem a sensualidade.
A dança deve ser ensinada de forma lúdica sem cobranças e exigencias.

Aqui vai um trecho de um texto muito interessante que fala sobre esse assunto de maneira focada na cultura arabe, o texto é de Rhamza Alli.

"As antigas tradições têm sua razão de ser, os movimentos da dança do ventre são muito eficientes e benéficos, mas, mal direcionados podem causar sérios danos ao funcionamento dos órgãos abdominais (reprodutores, digestivos, respiratórios), além de outros causados por qualquer exercício errado: coluna, ligamentos, articulações, etc.
Tudo na vida tem seu tempo, a gente espera para usar salto alto, maquiagem, para tirar carta de motorista, enfim... A dança do ventre também tem sua hora: é a partir da puberdade, criança é criança, a infância dura tão pouco, para quê encurta-la?
Uma menina nascida em uma comunidade árabe, é apresentada ao que é conhecido no ocidente como “dança do ventre” quando de sua menarca. Nesta ocasião, ela é retirada de seu mundo infantil (brincadeiras na rua, etc), e iniciada em diversos movimentos e exercícios que têm como objetivo o fortalecimento de seus órgãos reprodutores, músculos abdominais e internos das coxas, a fim de desenvolver um corpo forte para gestações tranqüilas, partos naturais e menos dolorosos. Esta é a original função da dança."