quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dança das Taças !!!

Quem vive de dança , assim como em qualquer outra area , tem que estudar , pesquisar , se atualizar . Não é só sair dando umas aulas ,uns workshops ( se é que da pra chamar assim .. é mais :aprendam minha coreografia ) dançando em barzinhos e o caramba .
Tem gente que acha que se o povo aplaudir ta mais do que bom ... eu não penso assim , e to me lixando pra quem me critica .

.....Dança das Taças .....

Descobri que nas Filipinas existe uma dança exatamente assim ... os movimentos com os braços são identicos aos que utilizamos .
A dança chama-se Pandanggo sa Ilaw , é originaria de Lubang Island e o nome Pandanggo sa Ilaw significa Fandango com luz , as bailarinas levam nas mãos copos/taças com velas (ou lampadas de óleo) nas mãos e na cabeça também ( e não tem trucão , é no equilibrio ..) . Rotação de punhos , posição de oferenda , movimentos no chão e ate uns rolamentos fazem parte dessa dança folclorica e peculiar das Filipinas .
Pandanggo vem da palavra espanhola fandango, que é uma dança caracterizada pela marcação do tempo com um clack de castanholas, estalar dos dedos e dos pés .


adorei ... aqui as "senhoras" também dançam ...