quinta-feira, 31 de maio de 2012

5 Variações e versões de Simarik

   Quem é que não se lembra da "musica do beijinho"??
   Em uma época distante, essa musica foi uma feeeebre! E por muito tempo, muita gente dançou... se bem que ainda vejo duplas, solos, se esbaldaaaaando em Simarik como se não houvesse amanhã. Tá certo que o Tarkan é tuuudo de bom, mas até ele ja desapegou néh!!!


Gosto mais desse video!!! Ele esta muuuuuuuito melhor aqui  do que no outro.
(que cara de maluco Tarkan!! Volte ao normaaaal!!)




 ...  Es como un chicle que hace pán (!? OMG!!) P.S não é o Hakim que vocês estão pensando, é outro !!

 

  La muchacha turcaaaaaaaa, la reina de la rumbaaeeeee
  La muchacha turcaaaaaa eee  no descansa nunca... kkkkk

  Versão brasileira by Latino...   o homem que tuuudo copia. Hilario, o melhor, é que eu ja ví gente dançar "ESSA" musica ...


  E falando em Latino, cópias e afins, essa versão apareceu primeiro, tinha num cd chamado as mil e uma noites ...




  Fechando com chave de ouro. Vou meditar e volto já!






quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dançando em um casamento

      Adoooro dançar em palco, mas também acho muuito bom dançar em aniversários, casamentos, etc... É sempre uma novidade! Nunca sai exatamente o que foi planejado! E acho que essa é a graça... quem me conhece sabe o quanto eu gosto e prefiro improvisar, e esse tipo de evento nos deixa livre, afinal, nunca se sabe a reação das pessoas, o real espaço que teremos, e sempre acontecem coisas, no minimo insólitas.



         Eu nunca fui muito fã de dançar com candelabro, (eu fico gigante!!) mas foi uma experiência boa, mesmo a passagem sendo baixa e eu tendo que fazer uma super manobra com muito charme e elegância, sem perder o sorriso,  foi interessante. Esse casamento aconteceu em Janeiro desse ano ,  além da entrada dos noivos , fizemos outras danças . Um exemplo de como nada sai como o planejado :
   Os noivos  conversaram comigo antes , escolhemos juntos as outras danças , e eles amaram véu Wings . Aí tudo certo , o espaço estava ok  e tudo mais . . o wings era a penultima apresentação , o pessoal estava tão empolgado , que invadiu a pista , todo mundo queria ficar beeem perto , queriam tocar minhas asas!!! OMG!! Ainda bem que não tenho sindrome do pãnico , mas no final tudo acabou bem .

          Pra quem está ingressando no mundo da Belly Dance, a dança do candelabro geralmente é realizada em casamentos, aniversários e batizados, pode ter de 7 até 14 velas, o traje mais "tradicional"  deve cobrir a barriga, e o ideal é que se utilize um lenço na cabeça (para proteger os cabelos e os ombros  da cera da vela).  Em casamentos, a bailarina é a "lider" do cortejo, e entra na frente dos noivos, "iluminando"  o caminho do novo casal.

                                                                    Origem :
    A dança do candelabro teve sua origem no inicio do seculo XX, antes disso, a iluminação era atraves de velas, que eram confeccionadas especialmente para a ocasião, as pessoas que participavam do cortejo carregavam lanternas com velas dentro. Essas velas (especiais para cerimonias de casamento) ainda hoje são utilizadas. A "procissão " acontece sempre a noite (se não .. de que adiantariam as velas!!) e o cortejo segue pelas ruas, saindo da casa dos pais da noiva, até a casa do noivo, e em seguida amigos, e familia seguem para a festa.
    A partir da decada de 70, os casamentos no egito ficaram mais modernos e a Zaffa passou a acontecer em ambientes fechados, e até hoteis. Em salões de festas, a procissão passa pelo hall, "passeia" ao redor dos convidados, e logo após faz uma parada onde os noivos ficarão (é comum que os noivos fiquem em cadeiras estilo trono, cheia de enfeites, brilhos, flores). A dançarina dança com os noivos e depois, eles dançam juntos. Muitos países do oriente médio "adotaram" a dança do candelabro.

   Tradicionalmente utiliza-se musicas com o Ritmo Zaffa, Zeffa, Zaffe, mas, atualmente, como tudo vira fusão , moderno e etc, muitas dançarinas escolhem musicas lentas (ou não) de qualquer outro ritmo.
   Ritmo 4/4
   Leitura :  DUM TAKATAkA DUM TAkA.


   
.

         

domingo, 27 de maio de 2012

Said ...

     É essencial para quem estuda a dança, conhecer os ritmos. Acho um absuuuurdo professoras que não falam,  não ensinam, e muito menos conhecem os ritmos arabes (mas nem os mais básicos).
     Pra quem não conhece, hoje apresento o Said  (lá vem o comentario básico: Hummmmm Said !! :^P)
     
    É  muito utilizado  e está presente em musicas modernas, clássicas, folclóricas. O Said é um ritmo muito alegre, e suas batidas são fortes, geralmente é tocado na sua forma mais "acelerada".
   
    "Leitura" do ritmo:
  compasso 4/4 :
  Dum Ták , Dum Dum Taka Tá ( taka )


     Para a dança do bastão (Raks al Asaya), e o Tahtib  (dança masculina com bastão), o Said tem o acompanhamento de uma "flautinha" muito peculiar, o Mizmar.

      Como faz um tempo que não treino sequencias, resolvi treinar "pensar rápido"  em cima de ritmos, é um ótimo exercício tanto para o corpo quanto para a mente!