quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dançando em um casamento

      Adoooro dançar em palco, mas também acho muuito bom dançar em aniversários, casamentos, etc... É sempre uma novidade! Nunca sai exatamente o que foi planejado! E acho que essa é a graça... quem me conhece sabe o quanto eu gosto e prefiro improvisar, e esse tipo de evento nos deixa livre, afinal, nunca se sabe a reação das pessoas, o real espaço que teremos, e sempre acontecem coisas, no minimo insólitas.



         Eu nunca fui muito fã de dançar com candelabro, (eu fico gigante!!) mas foi uma experiência boa, mesmo a passagem sendo baixa e eu tendo que fazer uma super manobra com muito charme e elegância, sem perder o sorriso,  foi interessante. Esse casamento aconteceu em Janeiro desse ano ,  além da entrada dos noivos , fizemos outras danças . Um exemplo de como nada sai como o planejado :
   Os noivos  conversaram comigo antes , escolhemos juntos as outras danças , e eles amaram véu Wings . Aí tudo certo , o espaço estava ok  e tudo mais . . o wings era a penultima apresentação , o pessoal estava tão empolgado , que invadiu a pista , todo mundo queria ficar beeem perto , queriam tocar minhas asas!!! OMG!! Ainda bem que não tenho sindrome do pãnico , mas no final tudo acabou bem .

          Pra quem está ingressando no mundo da Belly Dance, a dança do candelabro geralmente é realizada em casamentos, aniversários e batizados, pode ter de 7 até 14 velas, o traje mais "tradicional"  deve cobrir a barriga, e o ideal é que se utilize um lenço na cabeça (para proteger os cabelos e os ombros  da cera da vela).  Em casamentos, a bailarina é a "lider" do cortejo, e entra na frente dos noivos, "iluminando"  o caminho do novo casal.

                                                                    Origem :
    A dança do candelabro teve sua origem no inicio do seculo XX, antes disso, a iluminação era atraves de velas, que eram confeccionadas especialmente para a ocasião, as pessoas que participavam do cortejo carregavam lanternas com velas dentro. Essas velas (especiais para cerimonias de casamento) ainda hoje são utilizadas. A "procissão " acontece sempre a noite (se não .. de que adiantariam as velas!!) e o cortejo segue pelas ruas, saindo da casa dos pais da noiva, até a casa do noivo, e em seguida amigos, e familia seguem para a festa.
    A partir da decada de 70, os casamentos no egito ficaram mais modernos e a Zaffa passou a acontecer em ambientes fechados, e até hoteis. Em salões de festas, a procissão passa pelo hall, "passeia" ao redor dos convidados, e logo após faz uma parada onde os noivos ficarão (é comum que os noivos fiquem em cadeiras estilo trono, cheia de enfeites, brilhos, flores). A dançarina dança com os noivos e depois, eles dançam juntos. Muitos países do oriente médio "adotaram" a dança do candelabro.

   Tradicionalmente utiliza-se musicas com o Ritmo Zaffa, Zeffa, Zaffe, mas, atualmente, como tudo vira fusão , moderno e etc, muitas dançarinas escolhem musicas lentas (ou não) de qualquer outro ritmo.
   Ritmo 4/4
   Leitura :  DUM TAKATAkA DUM TAkA.


   
.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário