quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dançar bem , dançar mal ...quem pode dizer ?!

Aqui estou eu de volta ! Um pouquinho indignada , pensativa até ! Assisti algumas performances nesse meio tempo , estive num evento ... e comparei com outros. Num "concurso" de Belly dance .. quais são os verdadeiros critérios avaliados? Será que o juri esta realmente preparado pra avaliar? Creio que muitas vezes , o lado pessoal fala mais alto . Se alguem que esta na banca não vai com a sua cara Good Bye my dear!! Forget ...
Mas dá pra ser imparcial?? Claro que sim !! OMG... Eu vejo a banca julgadora com 'aqueela" cara , passando uma má vontade sem tamanho . Pra que tudo isso ? Pra desestabilizar a bailarina ? Pra mostrar que é má? rsrsrs Tenha dó !

Ja fui avaliada por mestres egipcios , e o melhor é que eles fazem uma "poker face" e vc nuuunca sabe o que vem pela frente . Será que foi bom ? Será que foi ruim ??As vezes até rola um sorrisinho , um aceno de cabeça e tal ... é Tãaao melhor .
Acho que nos concursos ,o "bairrismo" deveria ser colocado de lado . Não da pra levar a serio . O dia que eu perceber que isso esta mudando , e que não terão juradas amadoras , bairristas e mal amadas , eu talvez volte a incentivar alunas a participarem mais desses eventos ( Não estou generalizando , mas esta dificil )

E a dança ?? Como vai ?
Vai indo ... se vc não segue uma tendencia , um estilo , vc está OUT ! Existe sim , movimentos mal executados , fora do ritmo , postura ruim , falta de expressão etc etc ... mas quem pode dizer se sua dança é boa ou não ? O que conta são os movimentos da "moda" sem eles vc dança mal . Já vi uma dança bem basiquinha ( só tremidos simples nenhuma variação .. ) e o povo indo a loucura num momento "bate cabelo" e só!
Isso me faz pensar Dança do ventre ou só um bate cabelo ta valendo??
Requisitos basicos pra mim são : Postura Carisma Movimentos limpos Dominio de ritmo Ligação de passos e o poder de entreter o publico .
A bailarina tem dançar com sentimento , pra mim uma dança extremamente coreografada , que fica na cara que a pessoa ensaiou 6 meses sem parar não tem sentido . Onde foi parar a verdadeira essencia , a Alma da Dança !?? Ensaio sim ... mas onde vai a emoção do momento? De que vale ficar copiando e colando na sua dança movimentos e sequencias da fulana de tal ... onde esta a SUA DANÇA?? Pensem nisso ...

2 comentários:

  1. Kareemah, concordo com você.
    Há muito modismo e a essência da dança está se perdendo aos poucos. Pode-se até copiar alguns passos, mas deve-se colocar o seu toque pessoal, a sua identidade.
    Participei no ano passado em um festival de dança e ao assistir as performances fiquei entediada de tanto movimento repetitivo que as participantes apresentavam, parecia que era obrigatório fazer aquele movimento da moda, que monótono!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dolunay , o modismo impera .. até parece que se vc não dança o que esta na moda o pessoal ja te olha meio com tortinho... vc disse tudo , entedia ! Maaas é assim mesmo , e as mais radicais , são as que tem menos tempo de dança , e não tem essa percepção .

      Excluir