sábado, 5 de março de 2011

Badia Masabni


Ela foi a Mãe-de-todas-Belly-Dancers-da-Era-de-Ouroooo!!!E pode-se dizer que graças a ela , temos a Dança de hoje !
Badia nasceu no Líbano , em 1893, certa vez, li que aos 7 anos ela foi vitima de abuso sexual, o culpado foi preso, mas logo estava circulando novamente, sua familia com muita vergonha (!!??) se mudou para Argentina, onde ela viveu até sua adolescência.
Depois, voltou para o Líbano e em 1914, Badia trabalhou com Madame Jeanette - uma mulher francesa que empregava artistas europeus para entreter a High Society libanesa. Badia convenceu Madam Jeanette a deixa-la cantar (em árabe) e dançar. Sua estréia foi em 14 de setembro de 1914, Badia estava acompanhada de duas austríacas que tocavam oud e qanoon. A performance de Badia foi com uma musica folclorica Siria (ela cantou, dançou e tocou snujs tudo ao mesmo tempo !!). Em 1921, era a estrela do estúdio do diretor Nagib El Righany (que tornou-se seu marido).
Alguns anos depois, ela inaugurou no Cairo, o primeiro "Music Hall" em 1926, também conhecido como Casino Badia ou também Cabaré da Madame Badia. Lá se apresentavam diversos tipos de artistas (cantores, dançarinos, comediantes e até magicos). O Casino era frequentado pela High Society do Egito e celebridades estrangeiras.
Em 1937, ela investiu muito dinheiro em um projeto de um filme, mas perdeu tudo, declarou falência e deixou o Cairo - nessa época, foi com sua troupe fazer um tour Egito afora. Nessa troupe estava ninguem menos que Tahia Carioca (muito jovem ainda). Já refeita de sua falência, Badia conseguiu dinheiro para seu grandioso projeto: um nightclub com cinema, teatro, restaurante, café e american Bar. Era o Casino Opera!! Foi inaugurado em 1940, sucesso absoluto!
Durante a Segunda Guerra, as ruas do cairo estavam repletas de soldados ingleses e franceses que obviamente iam se divertir no Casino Opera (que teve sua programação alterada para entreter os soldados). Teve até uma performance que parodiava Hitler (graças a essa paródia, o nome de Madame Badia foi parar na lista negra do Sr. Hitler, e ela seria executada junto com outros desafetos egípcios... ) mas, como a Alemanha não invadiu o Cairo...

A indústria cinematográfica do Egito estava produzindo musicais loucamente, e era grande a demanda de cantores, dançarinas...
Muitas cenas de filmes eram rodadas no Casino Opera, e consequentemente muitos talentos foram descobertos lá!
Estrelas da Era De Ouro da dança brilharam no palco do Casino de Badia: Tahia Carioca, Naima Akef, Samia Gamal... incluindo grandes nomes da música como Farid El Atrash e Mohamad Abdul Wahab.


(A Troupe de Badia)


Inovações de Madame Badia
Ela incorporou à sua orquestra, músicos com formação clássica. Além da percussão, incluía violinos, cello, alaúde e acordeon.
O taqsim ou improvisação musical, alteravam o ritmo contínuo da batida do maqsoum ou do baladi. Era feito sobre o ritmo chamado de chiftetelli ou al wahda attawilla ou masmoudi, uma batida lenta do ritmo baladi. O ritmo chiftetelli não é tipicamente egípcio, mas oriental.
Influenciou as bailarinas com relação aos braços (sim... aquela posição báaaaasica na altura do peito....).
Foi a pioneira na utilização de coreografias, e sabia utilizar muito bem o espaço.
Criou um novo estilo de dança (que passou a ser chamada de Raqs El Sharqi), contratou coreografos ocidentais como Isaac Dixon, Robbie Robinson e Christo.
As roupas de duas peças surgiram nessa época, inspiradas nos filmes de Hollywood e em nightclubs europeus, como o Moulin Rouge.


Os anos se passaram, muito sucesso, glamour, danças... mas... certa noite, Madame Badia conseguiu um passaporte falso e seguiu para sua terra Natal - Líbano- , pois devia muitos impostos ao governo egípcio. Morreu em 1975 (devia ter uns 92 anos...), dizem que ela suicidou-se, pois não suportou perder tudo.

Tudo que conhecemos hoje de dança, devemos a Badia Masabni, as roupas, o estilo, e atá as músicas maravilhosas. Foi uma época incrível, que infelizmente não pudemos viver, e não volta mais...

Um comentário:

  1. Que pena que essa mulher que enriqueceu tanto a nossa dança tenha morrido na pobreza...

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