sexta-feira, 4 de março de 2011

Vai um cafezinho aí ??


O café faz parte da tradição árabe , e demonstra toda a hospitalidade desse povo, servir café para uma visita , demonstra o quanto é bem-vinda sua presença . Preparar e servir o café é um ato de dedicação , tanto faz se no deserto ou em casas modernas o ritual não mudou muito , e passa de geração para geração .


Tradicionalmente no deserto o café é preparado na fogueira, em um bule especial ( Dale) . O fogo de chão é o preferido para o preparo do café porque dizem adicionar um sabor especial. Depois de pronto e preparado com temperos especiais como hal (cardamomo), é servido em outro bule limpo, acompanhado de pequenas xícaras sem alça.

O café árabe não é coado, espera-se a borra sentar no fundo para servir. O anfitrião costuma servir um pouco em cada xícara e costuma-se repetir por várias vezes, o café geralmente é servido amargo nessas ocasiões.

No dia a dia, o café é preparado em pequenas quantidades também em um bule especial sem tampa, pode ser murrah (amargo), mazbutah (no ponto) ou hilua (doce), acompanha um copo de água.

Modo de preparo :
coloca-se água a ferver no bule e adiciona o açúcar, quando dissolver o açúcar coloca a quantidade de café desejada, tempera-se com um pouco de cardamomo , mexa com uma colher até levantar espuma, sem ferver. Tire o bule do fogo e coloca-se uma colherinha de espuma em cada xícara de café, espera-se a borra sentar um pouco no fundo e está pronto para servir. “Tafadal!”. “À vontade, sirva-se!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário