quarta-feira, 25 de maio de 2011

Um pouquinho sobre o Zaar ....


o Zaar pode ser definido como " a cura dos males do corpo e da alma" ... é uma dança ritualistica ,mágica , de transe ... executada ´para curar "doenças causadas por demonios" . Dizem que foi introduzida à cultura egipcia pelo povo do do Sudão lá pelos idos de 1820 , e atualmente também pode ser visto na Somália e Etiópia , e possui vários seguidores ( e ex- seguidores , devido ao Islamismo ) egipcios .
Os praticantes profissionais de Zaar são pagos por seus " serviços" , e podem realizar cerimonias por periodo integral ( para "atrair" seguidores que estivessem possuidos)


Como é realizada uma cerimonia de Zaar
Os cultos envolvem grupos de mulheres que passam por uma especie de Iniciação. Aquelas que entram em transe personificam vários espiritos e os representam em detalhes . Cada espirito tem no Zaar sua caracteristica e jeito de girar , com movimentos repetitivos e hipnoticos . Durante o culto , os musicos e participantes ja estão organizados , o "paciente" é trazido , o incenso é aceso e os tambores iniciam a musica ... canções e ritmos apropriados são tocados para evocar espiritos , e algumas vezes um animal vira uma oferenda ( pode ser uma cabra , carneiro , camelos, etc ) . No dia seguinte ao culto , o grupo segue até um rio mais proximo com as sobras do banquete de sacrificio , com os instrumentos e os participantes se banham .
A intenção da cerimonia não é apenas exorcisar o espirito , e sim trabalhar em harmonia com ele . Para as mulheres o culto serve de entretenimento e consolo religioso .

* Nadia Gamal foi a primeira bailarina que "adotou" o Zaar ás suas performances ... graças a ela , hj em dia o pessoal adooora girar a cabeça loucamente nos solos de derbak ( pra impressionar o publico ... )

* O Zaar no palco pode ser feito em grupo , dupla , ou até solo , mas tem lugare s e lugares ... quando o evento é especifico de Dança / Cultura arabe ok ! Mas não vá fazer num aniversário , ou em festas onde o publico é leigo ( vão pensar que vai rolar uma "macumba" )

* O ponto alto de uma apresentação de Zaar no palco , é quando a bailarina cai no chão .

* A roupa usada geralmente é uma especie de tunica comprida e branca , pode-se entrar com um incensário para " purificar" o ambiente .

* Vários psiquiatras acreditam que o Zaar é uma forma de dança terapeutica ,é necessario chegar a completa exaustão para poder sentir-se bem . A antropóloga Érika Bourguignon diz que não é apenas uma dança de exorcismo , mas que serve para podermos identificar o que anda errago conosco , e para extravasar emoções ( por esse motivo psiquiatras da Etiopia e no Egito falam com fascinio sobre o Zaar .

* Não tentem fazer os incontáveis giros de cabeça sem um aquecimento/alongamento prévio ... o negocio é sério !!!


( Dance perspectives , new york , 1968 )
( Ballet Today , NY 1955 )
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário