sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pioneiras da Dança no nosso Brasil sil sil ....

Afinal, quem foi a precursora da Dança do ventre no Brasil ?? Shahrazad ou Zuleika Pinho ?? Quem pratica dança do ventre com certeza já ouviu esses nomes antes .. mas, quem foram essas mulheres??
Uns dizem que foi Shahrazad, que no final dos anos 70 fez muito sucesso e apareceu em muitos programas, outros dizem que foi Zuleika que diz numa entrevista: "Me perguntaram se poderia apresentar uma dança oriental, não tinha idéia do que era, mas aceitei".

Acho que não importa, uma veio do outro lado do mundo, e mostrou a um país ocidental toda a sensualidade (de uma forma elegante) e riqueza de sua cultura, a outra foi com a cara e a coragem, dançando o que deu na telha tendo como referência as produções hollywodianas. As duas tem muiitos muiitos méritos e merecem nosso respeito e admiração. Afinal .. de certa forma, elas abriram as portas para tudo o que temos hoje.
Mas infelizmente, elas foram deixadas de lado, em algum lugar do passado, e mais uma vez a história se perde...
Essas mulheres brilharam muito em uma época, foram corajosas, principalmente por divulgarem uma arte que não era muito conhecida e cercada de mistérios e fantasias. É... não é facil... hoje Shahrazad passa por momentos não muito glamurosos e sobrevive de seus livros, deve ser muito duro ver que hoje, muitas das "mestras" que se espalham pelo Brasil aprenderam com ela e nem sequer citam seu nome, é como se elas tivessem aprendido tudo sozinhas. Fazer o quê!! Mas é assim que (infelizmente) o mundinho funciona.







Madeleine Iskandarian, nasceu dia 1° de setembro em Belém, Palestina. Criou-se em Alepo, Síria e em Beirute, Líbano. De ascendência armênia, dançava desde os sete anos tendo a mãe como música em festas, tendo aos nove se apresentado para o Rei Abdallah da Jordânia. Casou-se na Síria e se mudou para o Brasil ( por volta de 1957 ) , onde teve seus dois filhos Margarida e Richard. Tem como luta a valorização da arte a desligando da vulgarização.Shahrazad foi cabeleireira por 18 anos e passou a dedicar-se à Dança do Ventre a partir do final da década de 70 no Brasil, embora já dançasse profissionalmente desde os sete anos em diversos países árabes, como conta em seu livro.

Aqui se apresentou em diversos restaurantes árabes, teatros e programas de televisão. No ano de 1979, com o nome artístico de Shahrazad Sharkey, passou a se apresentar na tenda árabe "Bier Maza" (famoso restaurante onde se encontrava toda a colônia árabe da cidade de São Paulo), cantando e dançando o "Raks el Sharki". Sempre se apresentando com roupas suntuosas, contou em suas apresentações com ilustres pioneiros da musicalidade árabe, como o alaudista Wadi Koury e o percussionista libanês Fuad Calil Haidamus (o pioneiro da percussão árabe no Brasil).


Zuleika Pinho
Seu primeiro contato com a dança foi aos 7 anos na escola de teatro municipal de São Paulo , onde se formou bailarina classica .
Aos treze anos ingressou no corpo de baile e se apresentava dançando vários estilos. Nessa mesma época se apresentou em programas de televisão.
Aos 14 anos foi convidada pra fazer um show no clube Homs.

Leiam a entrevista de Zuleika Pinho ... muito interessante !


Portal São Francisco
Central da dança do ventre
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário