domingo, 3 de outubro de 2010

Curiosidades sobre o Batom ...


Ele está na boca da graaande maioria das mulheres , não importa a idade , classe social , é quase unanime ... O batom é um grande aliado da beleza feminina , e geralmente a escolha das cores está ligada ao nosso estado de espirito , a imagem que queremos passar em determinado momento . Mas , vc sabe desde quando eles fazem parte do cotidiano feminino??


Os registros das primeiras mulheres que usavam algo parecido com batom datam 5.000 anos a.C., no Egito. Àquela época,utilizavam-se substâncias naturais, como a "púrpura Tyr", substância que realçava a cor dos lábios. Nos túmulos mais antigos, como o da rainha Nefertite, exposta no Museu de Berlim, foram encontrados os primeiros pigmentos vermelhos, de óxido de ferro.

Apesar de, no Egito, as mulheres tingirem os lábios como parte de sua rotina, na Grécia (século II), elas só podiam desfrutar do cosmético após o casamento, já que uma lei proibia o uso antes deste período.

No século VI, na Espanha ( local onde nasceu a "má fama" do pobre batom..) só usavam batom mulheres das classes menos nobres, ou seja nem Burguesas nem plebéia e mulheres "mal intencionadas" .

Em 1770, o parlamento inglês proibiu o uso de pigmento nos lábios porque achava que era artifício para seduzir e manipular os homens. Foi só no século XIX que o batom tornou-se popular. .

No começo do século passado, Rhocopis, um perfumista francês, inventou o "baton serviteur", uma massa que consistia num talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, de cor vermelha, era vendido numa embalagem de papel de seda. O produto conquistou atrizes e prostitutas do mundo inteiro.

Porém foi só durante a Primeira Guerra Mundial que as donas de casa perderam o preconceito e aderiram à moda do batom vermelho. Bàton serviteur em francês é nada menos que bastão servidor. Um cilindro que serve para embelezar os lábios.



O formato dos batons também passou por processos de modernização e praticidade. No segundo ano da Primeira Guerra Mundial, apareceu nos Estados Unidos um derivado do serviteur: um colorante labial em tubinho metálico. Sua difusão na América do Norte foi rapidíssima.

Em 1921, o tubinho era, nas páginas da revista Vogue, tema de uma elegante publicidade dirigida a todas as mulheres “de classe”.


A fórmula sólida do batom teve início na década de 1930.
Hoje em dia , a base não mudou muito , mas eles tem diversos ingredientes ativos para cuidar dos lábios ( são agentes hidratantes , emolientes , com proteção UVA UVB e e até os que prometem um " aumento " do bocão ) - Tudo isso mais as cores maravilhosas sem estragar o bocão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário