quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Segredo do Sucesso ....

"No Brasil, para ter sucesso com dança do ventre, você precisa ter bem definido que para ser uma bailarina 100% é necessário verificar 2 aspectos básicos:

1) 50% de técnica e perfeição na qualidade dos movimentos. Além de todo conhecimento teórico que você adquire com os anos de estudo (eu disse anos...) é necessário que seu corpo obedeça e transmita o sentimento que a música está expressando. Cada marcação deve ser precisa e transmitir sentimento. Seu rosto deve dizer o que você está sentindo ao dançar. A harmonia entre percussão e movimento deve não só causar interesse, mas causar impacto positivo e criativo. Seus primeiros 60 segundos em cena não podem denotar o que vai ser toda a sua apresentação.

2) 50% de apresentação estética, isto é, você deve saber que "é bela", confiar que seu aspecto visual não está chocando o público, mas sim causando momentos de inesquecível deleite. Não tenha falsas ilusões: seu visual é o que fala forte neste momento. Aparecem então seus atributos mais fortes (cada mulher, deve conhecer bem os seus, e procurar explorá-los). Quando faço menção em explorar seus atributos, não quero dizer apresenta-los de forma grosseira e vulgar. Eles devem aparecer como se você fosse uma "ninfa do paraíso", não uma "leoa das selvas". Aí entra a questão do choque, do discernimento da vulgaridade e da beleza propriamente ditas.

Resumindo: você precisa ter 50% de cada e esta balança não deve pender para nenhum dos lados, correndo o risco dos comentários do tipo: "dança muito, mas visualmente não dá" ou ainda "só é bonitinha, mas não dança nada... qualquer uma faria melhor".

Para se apresentar para alguns amigos pode funcionar a princípio, pelo sabor da novidade, mas para o público, que procura dança do ventre para assistir a um espetáculo de arte, você deve usar algo chamado: bom senso.

É ele quem define se seus 100% estão em harmonia. É ele quem diz a sensação que você irá causar com sua apresentação. É ele quem dá o sinal verde ou vermelho para você dizer que é uma bailarina de dança do ventre ou não; se está em condições de aparecer em público e fazer algo para ficar na história da vida das pessoas ou criar uma expectativa frustrante e tediosa em seu público. Se seu bom senso falhar, você corre o risco dos comentários pejorativos. Não tenha dúvida ... o público fala mesmo... você não vai ser uma exceção.

Seja como for... ser bailarina profissional envolve um esforço e uma determinação diferenciadas. Sempre você está aprendendo, por mais que diga que já sabe; sempre precisa exercitar e tenha a certeza... não é "como andar de bicicleta". Parou de dançar .... para de se desenvolver, e regride.

texto extraido do site da Khan el khalili -

Ultimamente , tenho repensado muitas coisas ... acho que agora que estou gravida , uma certa "chama de boca aberta e rebeldia" se acendeu ( ou reacendeu) em mim . Muitas coisas que eu estava habituada , hoje já não funcionam mais pra mim , já não me sinto na obrigação de aceitar qualquer coisa , de dizer sim senhor a todas as supostas "regras" e padrôes impostos - mas como eu digo , estamos num país democratico - Vale tudo e cada um faz, segue o que acha que é certo .
A dança é uma arte , e na arte a gente se expressa, não acho legal que a dança seja como uma vitrine de bonecas perfeitas , clonadas , feitas unica e exclusivamente para entreter "o publico" - que raio de publico é esse?

Obviamente tooodo mundo sabe que pra quem vive da imagem , estar bem é uma obrigação , um dever ... o que eu acho lamentavel , é essa loucura pra querer ficar uns iguais aos outros , mesmos cabelos , mesmas sobrancelhas , mesma dança , mesmas roupas , mesmo etc etc etc etc ... não vejo democracia na beleza . Bonito pra mim é vc conseguir se valorizar , saber destacar seus pontos fortes , ou seja SER VC MESMA.
Mas isso é assunto pra depois .

E todo mundo também sabe que aparencia conta e muito , e não é só na dança .. mas em tuudo , em qualquer lugar , qualquer emprego , se vc não está com uma aparencia "aceitavel " já sabe , é Não na certa . Mas o que acontece , é que cada lugar tem o seu padrão .
Se vc quer ser uma bailarina "de sucesso" - seja lá o que isso quer dizer rsrsrsrs- é necessario , antes de tudo saber dançar , ter tecnica , saber sentir e expressar ... ter carisma e um bom repertorio . Mas peraí , tem algo errado Ah sim , me esqueci ... não é bem assim ... essas coisas não contam mais , o que relamente importa é a sua figura ... a frase "só é bonitinha, mas não dança nada... qualquer uma faria melhor" cai por terra . Não é o que se ve hoje , salvo talentos reais , tem muuuita gente que é só a casca , conhecimento que é bom nada .
Subir ao palco inumeras vezes anos a fio , se achar a rainha da cocada preta por causa disso e no dia a dia , achar que não é preciso saber nada alem do que sabe, que todas as outras são nada ( que só vc sabe tudo ) e se ainda por cima der aula e tratar as alunas que nem tontas , escondendo nformações também pode ser o segredo do sucesso !! É só cuidar da sua imagem e nada mais ...
É , o mundo as vezes é estraaanho demais . Um exemplo que eu ja dei por aqui , e vou usar de novo é o de Shahrazad , um grande talento esquecido num canto , porque não está mais "apresentavel" e nem "em forma" , sabem como é .. o "publico" vai dizer :"dança muito, mas visualmente não dá" uhhhh que meda desse publicoo!
Pelo jeito isso vai longe e a tendencia será que é piorar ? Eu não sei , tomara que não , mas ainda sim , prefiro seguir o que meu coração diz e não o que dizem ... não quero ser mais uma , quero apenas ser eu mesma .
ufa ! acho que por hj ja chega !

Nenhum comentário:

Postar um comentário