terça-feira, 27 de julho de 2010

Dança do ventre para crianças (pode? não pode?)

Eis um grande dilema... e o assunto deve ser analisado pelas mães com carinho e responsabilidade.
As crianças aprendem com uma rapidez incrível, muitas vezes só de olhar, elas já estão dançando... quem não tem uma sobrinha, vizinha, ou até filha que não dançou em frente a tv imitando a Jade... ou fazendo a dança indiana da novela ?
São umas gracinhas porque são espontâneas, dançam com inocência tem os corpos ainda bastante flexíveis e esses são pontos favoráveis para prarticar da dança do ventre, porém, limites devem ser respeitados.

As aulas para meninas não podem ser as mesmas aulas dadas ás adultas e/ou adolescentes, afinal de contas, a dança aflora a sensualidade, autoestima feminina, e até mesmo trabalha nossa sexualidade, e tudo isso pode contribuir para um certo amadurecimento precoce.

Se as professoras direcionarem a aula corretamente, podem ajudar a menina a ter mais disciplina, melhora o relacionamento interpessoal, a coordenação motora e ela se torna mais comunicativa e até mais extrovertida.

Na minha opinião, a dança deve ser encarada como uma brincadeira, uma atividade física e mental (ajuda na memorização e criatividade) sem criticas, sem expectativas exageradas da parte da mãe e da professora também, pois isso pode ser um problema no futuro e na construção da autoestima. Muitas mães colocam suas filhas para começarem a fazer dança do ventre com 5, 6 anos, mas particularmente acho que o ideal, seria a partir dos 12, 13 anos.

A mãe quer que a filha seja uma “belly dancer”!!!!
A vontade de aprender fazer aula tem que partir da criança, e não da mãe! Muitas meninas fazem aula só porque a mãe quer e elas mesmas não tem aquela vontade de aprender, preferiam até fazer outra atividade. E porque isso acontece?
Existem mães que se projetam na filha, acham que já estão “passadas” , que o corpo não está muito bom ... o que é uma bobagem ! As mulheres deveriam se despir desse preconceito a respeito de idade , peso etc ..mas isso já é assunto pra outro tópico . Mamães ! deixem suas filhas escolherem , não tentem se realizar através das pequenas , no futuro isso poderá fazer um mega diferença na vida delas ....

Minha filha quer dançar!!!
Ok se for da vontade dela , porem deve-se analisar alguns itens muito importantes
As aulas devem ser exclusivas para crianças
O tempo de aula não deve se estender por mais de 1 hora (mais do que isso torna–se cansativo para a criança, ela acaba perdendo o foco, a concentração).
A professora deve ter uma psicologia adequada para lidar com as pequenas e evitar movimentos digamos, "acrobáticos"- cambres, pontes, aberturas, enfim, afinal a criança vai querer em algum momento e sem supervisão, mostrar para as amigas o que ela aprendeu, e pode se machucar. E também evitar movimentos que estimulem a sensualidade.
A dança deve ser ensinada de forma lúdica sem cobranças e exigencias.

Aqui vai um trecho de um texto muito interessante que fala sobre esse assunto de maneira focada na cultura arabe, o texto é de Rhamza Alli.

"As antigas tradições têm sua razão de ser, os movimentos da dança do ventre são muito eficientes e benéficos, mas, mal direcionados podem causar sérios danos ao funcionamento dos órgãos abdominais (reprodutores, digestivos, respiratórios), além de outros causados por qualquer exercício errado: coluna, ligamentos, articulações, etc.
Tudo na vida tem seu tempo, a gente espera para usar salto alto, maquiagem, para tirar carta de motorista, enfim... A dança do ventre também tem sua hora: é a partir da puberdade, criança é criança, a infância dura tão pouco, para quê encurta-la?
Uma menina nascida em uma comunidade árabe, é apresentada ao que é conhecido no ocidente como “dança do ventre” quando de sua menarca. Nesta ocasião, ela é retirada de seu mundo infantil (brincadeiras na rua, etc), e iniciada em diversos movimentos e exercícios que têm como objetivo o fortalecimento de seus órgãos reprodutores, músculos abdominais e internos das coxas, a fim de desenvolver um corpo forte para gestações tranqüilas, partos naturais e menos dolorosos. Esta é a original função da dança."

2 comentários:

  1. eu sou professora de dança do ventre e acho que ela ainda ñ pode

    ResponderExcluir
  2. Tenho 13 anos, comecei a aprender com 10, foi muito bom, já me apresentei uma vez e já dancei com algumas meninas num jantar árabe "de brincadeira". Eu não estava incluída no meio das dançarinas, mas elas dançavam no meio das mesas, e uma delas me chamou pra dançar, então eu fui lá e dancei, eu fui com uma saia longa com lenço de dança em cima e uma camiseta preta, uso esse outfit até pra sair com a minha mãe pra almoçar e essas coisas :3
    Logo na primeira aula que a gente aprendeu cambre eu já fiz certinho e consegui olhar no espelho atrás (era a meta). Sou a queridinha da professora *-*

    Eu gosto muito da ideia de ensinar para crianças, é muito bom para estimular os movimentos, fortalece os ossos, e é bom para melhorar a auto-confiança :)

    ResponderExcluir