quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dança do ventre e suas fusões...

A dança do ventre não é uma dança pura , sem misturas ... a partir do momento que foi levada a outros lugares , culturas e afins ela ja sofreu "mutações" ....obviamente que essas inserções culturais só serviram para aprimorar e enriquecer a dança .
Ao longo do tempo , até o ballet classico , o jazz contribuiram com passos , giros e arabesques . Até aí , normal , ninguem diz nada a respeito ... afinal , nós ja fomos apresentadas a Dança do ventre assim , do jeito que ela é .
Repentinamente houve um Boom , chamado Tribal Fusion . Ninguem sabia exatamente o que era , mas vinha dos EUA e tinha a ver com Belly dance . OK.
A chamada dança do ventre tribal é um estilo de dança muito interessante , apresentada pela bailarina Jamila Salimpour , nos anos 70. O Tribal Fusion é um estilo de dança que se originou a partir de danças folcloricas do Oriente Médio e a base é a Dança do Ventre e o American Tribal Style. Mas isso é um assunto que eu deixo para outro post .

Voltando para a Fusão .... a partir daí , começou a "nascer" inumeras vertentes , estilos , etc e etc . Tribal é Tribal ...mas Fusão , hum ... nem sempre a mistura é feliz .
Ta ok ! Temos que ter a mente aberta e bla bla bla , dança do ventre tradicional mesmo ja se perdeu por aí , e eu não sou careta , também gosto de inovar maaaas até onde vai o limite das fusões ?

Temos o manjado , porem bonito Tango+Dança do ventre , Samba+Dança do ventre , Funk +Dança do ventre , entre outros , que prefiro não comentar . Pessoalmente acho que tem muita gente que não estuda o estilo antes de aplicar a uma coreografia e sai fazendo qualquer coisa dizendo que é fusão e pronto acabou !
Fica beem mais facil colocar uma musica diferente e jogar passos de dança do ventre em cima e Voilà !está pronta mais uma fusão de D.V com qq outra dança . Onde fica o bom senso?
Se for pra juntar tudo , que seja bem feito , não uma coisa aleatórea . Nessas hora é que penso , de que vale estudar , pesquisar , treinar , etc etc etc , é meninas , só rindo mesmo .
Vou postar uns videos , pra quem acha que já viu de tudo , preparem os olhinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário