sábado, 19 de fevereiro de 2011

Olhos ...a janela da Alma!












O que as mulheres arabes, egipicias e indianas fazem para dar um Up no olhar... elas usam Kajal ( nome Hindu ) , conhecido também por Kohl ( nome utilizado no Oriente médio e norte da Africa ) . E o que é isso ?!!

Nada mais nada menos que "tinta para os olhos" , algo como o nosso queridissimo delineador .Esse "cosmético " ja era usado na Idade do Bronze , 3500aC - Rainhas do Antigo Egito utilizavam para proteger os olhos de infecções , e em algumas castas indianas ( no Egito também ) era aplicado também em bebês e crianças , mas tinha outra finalidade , acreditava-se que protegia contra inveja . Maaas como em algumas regiões a situação é precaria , o Kajal ao invés de proteger contra o "zoião" e tudo mais , acontece algo muito ruim , criancinhas e bebês acabam pegando doenças nos olhinhos .

Em algumas regiões , o Kajal é feito em casa (misturando manteiga guir e fuligem de lampião ) OMG!!! - tradição é tradição né ! Porém ...esse kajal caseiro é mega toxico , tem altas doses de chumbo ...aff . Antes , o kajal era feito com pasta de sandalo , oleo de rícino , ghee e fuligem ( se não de lampião , vai de panela mesmo ) - Isso me fez lembrar de uma moça iraniana que eu conheci ... ela me disse que as moças pobres faziam seu proprio Kajal em casa , utilizando apenas e tão somente a fuligem das panelas ... ( deixavam no fogo , e depois retiravam aquele pretinho que ficava embaixo sabe! ) - que tristeeeza!! Mas neeem a pobreza tira a vaidade da mulherada !


Esse em pó eu gosto bastante ! É um pouco chatinho de passar ( da uma agonia nas primeiras vezes por causa do palitinho .. ) mas depois que pega o jeito , fica muito bonito !
Alias prefiro em pó do que o bastão ( também não gostei da versão lapis , é macio , mas não gostei do efeito , fica carregado demais )

Nenhum comentário:

Postar um comentário