quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dançarina X Bailarina

Desde que eu comecei a dançar , eu escuto a mesma conversa (agora bem menos , pq eu tenho coisas muito muito importantes pra fazer ... rsrsrs) , fulana se ofende porque foi chamada de dançarina , ou porque perguntaram se era dançarina , aí vem aquela resposta básica com aquele tom ofendido : “Sou bailarina! Bai-la-ri-naaa” .
Em vaarios sites eu já li que quem pratica dança do ventre é bailarina e não dançarina , etc etc etc ...
Uma vez eu ouvi uma conversa de um cara com uma amiga que fazia dança do ventre :
“Ah fulana , nada a ver ... bailarina é quem faz balé!”
“E quem faz dança do ventre também!”
“Não ! quem faz dança do ventre é dançarina!” e bla bla bla!!!!

De certa forma , o cara tem ate que razão ... dança do ventre = dançarina do ventre ( soa melhor do que “Bailarina do Ventre” - que coisa mais esquisita .

Mas também entendo porque o pessoal se ofende , dançarina as vezes é meio pejorativo ... é associado a modalidades , digamos , mais “ousadas” , que não são vistas com bons olhos perante a sociedade ( que é totalmente adepta do falso moralismo ) .
Pra mim , dançarina , bailarina é igual ... não vai mudar a minha vida alguém me chamar de uma coisa ou outra ... acho que adotaram o “bailarina” porque parece que tem mais “glamour” , fica mais chique meu bem !

Mas enfim , vamos ver no dicionario :

bailarina
s. f.
Mulher que dança por profissão.

dançarina
s. f.
1. Mulher que dança em público.
2. Bailarina.

Prontinho ! Tudo esclarecido agora ... dançamos por profissão e também dançamos em publico , então tanto faz . Somos bailarinas , somos dançarinas .

2 comentários:

  1. Realmente o pessoal acaba associando dançarina de modo pejorativo... mas aí é culpa das bizarrices que nos é apresentado, principalmente agora, em época de carnaval...

    Mas não deve-se diferenciar mesmo...

    Dançarina é quem dança... e bailarina é quem baila! Oras pois! kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. realmente Oras pois !!!
    Carnaval vai ser uó ! pq tem escola que vai ter um tema relacionado ao "mundo arabe" , ai ai ...pior que issoé qdo aparece em programas de humor... como se todas fossem umas v&%#@s

    ResponderExcluir