terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dança da Serpente


O nome ja nos leva a imaginar uma belly dancer , toooda sensual , enrolada numa imensa serpente , fazendo movimentos ondulantes e sinuosos ... MAAAS ... na realidade a verdadeira dança da serpente é totalmente simbolica .. e não se utiliza o animal como um "acessorio"

No egito antigo a a serpente era adorada pelo povo , e também considerada um ser sagrado , e como a serpente troca de pele de tempos em tempos , era considerada também um simbolo da vida eterna .
A dança da serpente se originou na Antiguidade ( povos antigos se vestiam com peles de serpente , e dançavam ao redor de fogueiras . Mas essa dança também era executada na India , Africa e tribos nomades do Sudão , Marrocos e Tunisia , imitava-se os movimentos de uma serpente com o objetivo de estimular a energia da Kundalini*( na filosofia Hindu , acredita-se que no final da coluna vertabral existe uma energia que fica adormecida , e é representada por uma serpente de fogo ) .

Aqui é uma performance diferente .. mas tb pode acontecer com bellydancers !!! A exótiica Gisele Kenj e sua piton Thot.... Dança com serpente no Brasil Dora Vivacqua inicia em 1944 suas apresentações como bailarina, usando o nome artístico "Luz Divina", no picadeiro do circo "Pavilhão Azul". Posteriormente por sugestão do amigo e palhaço Cascudo, mudaria o nome para Luz del Fuego, nome de um batom argentino recém-lançado no mercado. Ele acreditava que o nome em espanhol atrairia o público. Ela traz da Europa algo que de imediato associou com a história dos primeiros brasileiros (os índios). Luz del Fuego apresentava-se seminua com uma ou às vezes duas cobras jibóias enroladas em seu corpo e ficou muito famosa em sua época. Mas essa história fica pra outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário